domingo, 2 de dezembro de 2007

Klaxons: Myths Of The Near Future

ELECTRO-QUALQUER-COISA


Há uma indecisão quando se tenta classificar a música dos Klaxons. Indie Pop/ Indie Rock/ Electropop/ Urban/ Electrofolk. Esta indecisão levou á criação de um suposto novo estilo, o New Rave. E esta definição não era assim tão necessária. A definição de Electropop/ Electrorock serve perfeitamente, pelo menos por enquanto. E "por enquanto" porque há algo de proeminente na música dos Klaxons, algo que se esforça por se soltar, mas, lamentavelmente, ainda não o conseguiu. Não quer isto dizer, obviamente que " Myths Of a Near Future" seja um mau álbum, que não é. Essencialmente eléctrico/electrónico, vive de baterias rápidas e nunca passadas para segundo plano, uma interminável lista de sintetizadores, e guitarra eléctrica/baixo aqui e ali. Jamie Reynolds, James Righton e Simon Taylor Davies acabam por contribuir os três, não só instrumentalmente, como vocalmente, o que até dá uma agradável sensaçaõ de gradação e variação a cada faixa, o problema aparece quando entre as diferentes faixas se começa a notar alguma falta de variação.

Pecando, precisamente, por ser abusadamente homogéneo, este é um álbum que usa as vozes para traçar unidade sobre todas as faixas. Assim se perde a originalidade, no abuso da estéticda repetição quase psicadélica, quase versão pop de Portishead, e assim se ganha um nada desgradável travo pop, uma vez que na voz de qualquer um dos rapazes não há nem rasto de agressividade, mas sim suavidade.



As canções em si não devem muito á originalidade em termos de esquema de composição, mas não há nenhuma que se possa apontar como má. Os arranjos são por vezes demasiado exagerados, mas não parecendo incongruentes, estão bem. A nível instrumental é a pouca variação que arruína tudo.
A escolha de "Golden Skans" para single de apresentação não surpreende, sendo um dos melhores temas do álbum.
No proximo álbum, cujo nome ja é conhecido, "A Bugged Out Mix", talvez já se tenha soltado a verdadeira originalidade.





Veredicto: 15/20

Sem comentários: