quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Animal Collective: Strawberry Jam

MORANGOS, AÇÚCAR, ETC

Oitavo álbum do colectivo animal de Avey Tare, Panda Bear, Geologist e Deakin, "Strawberry Jam" é um grande álbum. Perdoem-me o início fanático, mas a verdade é que o novo álbum dos Animal Collective tem pouco que se lhe diga.







Quando "Peacebone" começa, é bom ver que o som continua a ser inconfundível. O que ouvimos aqui não é ouvido em mais banda nenhuma.
Fanatismos á parte, a música dos Animal Collective sempre foi uma verdadeira rebelião, uma tempestade de sons, eufórica e desmedida, mas sempre harmoniosa, coesa e coerente. E sempre foi essa improvável junção de elementos extremistas, de uma densidade contagiante e de uma complexidade barroca (Rococó, até.), que colocou os Animal Collective num pódio que só a eles pertencia. E pertence.
"Strawberry Jam" é um mais que digno sucessor de "Feels" de 2005. Mais que digno, porque se nota que é talvez o álbum mais solto e liberto de todos os álbuns da banda. Mas essa evolução é pacífica. É verdade que não é uma evolução colossal, cada álbum é, objectivamente, um baby step na discografia do quarteto, mas isso não é mau, porque ao compor, estes quatro senhores conseguem criar peças de facto originais, ou seja, ainda que a sonoridade evolua lentamente, os Animal Collective não se repetem, não escrevem sempre a mesma canção. Bandas como os Red Hot Chili Peppers ou os Arctic Monkeys não têm esta qualidade. Mantêm a mesma sonoridade, mas isso implica que escrevam sempre a mesma música.








De "Strawberry Jam" é muito difícil salientar algumas músicas que se destaquem mais. "Peacebone", "Fireworks" e "Unsolved Mysteries" parecem destacar-se pela sua esquematização imprevisível e perfeita. Mas isto pode aplicar-se também ás outras canções também, e é essa a dificuldade em ouvir este álbum. Não sabemos que canções destacar.
A performance dos músicos é irrepreensível, tem o condão de nos parecer que tocam ao acaso, mas em sintonia, o que só reforça a ideia de libertinagem sonora. Isso torna-se bastante evidente em "Chores".
As vocalizações são prodigiosas na medida em que acompanham na perfeição a instrumentalização, não se deixando, no entanto, guiar por ela, soando assim como um arranjo ao qual se dá protagonismo.
Resultado: este é um álbum a ouvir, sem dúvida. Toda a discografia dos Animal Collective teve sempre em vista uma coisa: qualidade. Outras também, talvez. Mas esta é louvável, sem dúvida. "Strawberry Jam" é mais um passo na discografia dos Animal Collective, talvez o passo de que gosto mais. Só por isso, já vale a pena.




Veredicto Final: 19/20

Sem comentários: