quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Joss Stone: Introducing Joss Stone

Á TERCEIRA É DE VEZ?



"The Soul Sessions" e "Mind, Body And Soul" são, segundo a sua intérprete, uma espécie de exercícios preliminares, para aquilo que é agora "Introducing Joss Stone". Mas a verdade é que nisto tudo é dificil perceber quem está mais confuso: Joss ou nós? Na dúvida, talvez sejamos nós...




Se "The Soul Sessions" era a revelação de uma grande voz num reportório ambicioso mas não fora de alcance, "Mind, Body and Soul" demonstrava já uma personalidade própria, e uma pontaria muito certeira na escolha das canções: quer as escritas pela própria Joss Stone, quer por outros compositores, claramente escolhidos a dedo, entre os quais Beth Gibbons, dos Portishead, ou Betty Wright.
"Introducing..." não é um álbum imprevisível. Na verdade, parece ser um dos caminhos possíveis, abertos pelo segundo álbum. Sendo povoado de sabores heterogénios, "Mind Body and Soul" tinha o condão de mostrar uma flexível Joss, que poderia enveredar por vários caminhos. Ela escolheu este. Eu não posso dizer, pessoalmente, que me agrade, mas também não posso dizer que seja mau de todo.
Ao terceiro álbum, Joss é infectada com várias contaminações ligadas ao R&B, ao Sexy Hip Hop e, por vezes mesmo á pop.
Das 14 canções, 12 são da autoria de Joss, o que explica a sua ideia de se apresentar ao público, evidenciada, aliás, pelo título. As duas restantes, são a introdução e "Bruised But Not Broken", de Diane Warren (Autora ou co-autora de não tão más canções de Gloria Estefan, Sarah Connor, Christina Aguilera ou as Pussycat Dolls, por exemplo.), onde Joss consegue, subtilmente, fugir do tom lamechas que a canção parece ter. Ainda posto isto, "Bruised But Not Broken" não sobressai particularmente no contexto do álbum.




O contrário acontece com "Girl They Won´t Believe It", a segunda faixa, e uma das melhores, ainda com uma memória de soul, a juntar a uma beat decididamente boa.
"Tell Me Bout It", primeiro single, é uma das canções mais enérgicas, e a construção previsível não chega para tornar má a canção, que, na realidade, puxa pela voz de Stone. Acaba por resultar bem.
"Music", o dueto com Lauryn Hill também não corre mal, é uma das melhores canções, de facto. Harmoniosa e simplória, a fazer ainda lembrar a Joss da soul.
"Baby Baby Baby" também não é mau. Salta no caminho da pop pastilha-elástica, por vezes, mas a performance vocal de Stone acaba por resgatar a canção ao tédio.
"Introducing Joss Stone" não é, por isso, um mau álbum. É um álbum bastante arrojado até. Joss Stone contraria as expectativas que lhe têm, mas não se espalha. Esperemos que no próximo álbum não nos venha dizer que agora é que é. Como diz o povo, na sua sapiência, "á terceira é de vez..." esperamos nós.







Veredicto Final: 15/20

Sem comentários: