sábado, 19 de abril de 2008

7 canções para quem se molha

Gosto muito de andar á chuva. Seria até estranho estar a dizer isto em pleno mês de Abril, quando o Verão anda a rondar-nos, mas o Abril deste ano é daqueles que honra o estúpido ditado popular das águas mil, e portanto, chove continuamente, para meu prazer. Andar á chuva é, de facto, uma coisa brutal. Tem os seus senãos: claro que depois fico constipado e o meu director de turma passa-se, porque eu falto muito ás aulas, e é muito embaraçoso entrar num café com o casaco todo molhado e o cabelo colado á cabeça. Mas, para me salvar, muitos músicos parecem ser inspirados pelo dilúvio, e estas são sete sugestões de músicas que falam de chuva.

Lou Rhodes “The Rain” (para celebrar)
(-Lou Rhodes-)
The rain will come and wash it all away”… Podia ser mais uma menina com a sua guitarra, mas não é. Lou Rhodes abre com chuva o seu segundo álbum a solo, “Bloom”, na sonoridade folk-rock.

Annie Lennox “Pavement Cracks” (para andar na rua)
(-Annie Lennox-)
“The city streets are wet again with rain but I´m walking just the same…” E viva a maturidade: Como eu, Annie Lennox anda á chuva, e não quer saber de constipações. Do álbum “Bare”.

Nick Drake “Rain” (para observar)
(-Nick Drake-)
Thoughts of rain in the sunset…” Raridade dessa lenda do rock que é Nick Drake. Ainda bem que ficaram, pelo menos, as músicas.

Tori Amos “Winter” (para pensar)
(-Tori Amos-)
I get a little warm in my heart when I think of winter…” Directamente de “Little Earthquakes”, de 1990, uma das mais marcantes canções das muitas da pianista.

Mariza “Chuva” (para contar tudo)
(-Jorge Fernando-)
A chuva ouviu e calou meu segredo á cidade e eis que ela bate no vidro trazendo a saudade…” Um dos primeiros originais de Mariza, no álbum “Fado em Mim”, canta ou conta um segredo á chuva.

Norah Jones “Come Away With Me” (para ouvir enquanto se está deitado na cama, de manhã)
(-Norah Jones-)
And I wanna wake up with the rain falling on a tin roof while I´m safe there in your arms…” Todos sabemos quem ela é, para quê falar de “Come Away With Me”, ou não lhe tivessem dado o Grammy de álbum do ano.

Ashanti “Rain On Me” (para nos lamentarmos)
(-Ashanti Douglas, Chris Lorenzo; A Parker-)
Rain on me, won´t you take this pain from me, I don´t wanna live, I don´t wanna breathe…”
Se não formos preconceituosos, percebemos que o R&B até tem um ou outro raro lampejo de qualidade. Ashanti tem poucos, mas tem alguns. Este é um deles, em “Chapter II”.

Sem comentários: