terça-feira, 15 de maio de 2012

Canção para o dia de hoje



Não é a minha canção preferida de Trent Reznor. É, certamente, a mais conhecida dos Nine Inch Nails, ao que não será alheio o facto de dela ter feito uma versão Mr. Johnny Cash. Também Mísia fez uma versão de Hurt no seu 'Lisboarium', no lado 'Tourists', que, das três versões, será até a que gosto mais.
Quando à banda de Reznor, a minha preferência vai para outras, como Somewhat Damaged, All the Love in the World, We're In This Together, Love is not Enough, Head Down, Discipline, The Wretched ou Head Like a Hole.  Mas tenho que reconhecer uma coisa: esta é uma canção verdadeiramente intensa, de uma honestidade dolorosa e de uma poética densa, simples e desarmante. E bastava isso para que valesse a pena. Fica aqui uma tradução literal da letra de Trent Reznor:

Eu magoei-me a mim mesmo hoje,
para ver se ainda sinto,
concentrei-me na dor,
a única coisa real.
A agulha faz um buraco,
a sensação já familiar,
tentei afastar tudo isso
mas lembro-me de tudo.

No que me tornei,
meu mais doce amigo?
Todos aqueles que conheço
acabam por ir embora.
E tu podes ficar com todo
o meu império de lixo.
Eu vou-te desiludir,
vou-te magoar.

Eu uso esta coroa de merda
no meu trono de mentiroso,
cheio de pensamentos quebrados
que não posso reparar.
Sob as manchas do tempo
os sentimentos desaparecem,
tu és já outra pessoa
e eu ainda estou aqui.

No que me tornei,
meu mais doce amigo?
Todos aqueles que conheço
acabam por ir embora.
E tu podes ficar com todo
o meu império de lixo.
Eu vou-te desiludir,
vou-te magoar.

E se eu pudesse começar de novo
a mil milhas de distância,
eu proteger-me-ia
e encontraria um caminho.

Sem comentários: