sexta-feira, 29 de abril de 2011

Poemas com Cinema

É sempre bastante complicado falar de antologias. Pessoalmente, são um tipo de livro que não me seduz. Por norma, são formas de os antologiadores reunirem em livro os amigos, ou os epígonos. Nada contra, se este fosse um critério assumido mas, por norma, as escolhas maioritariamente pessoais são dissimuladas com teorias e explicações que mais não são que uma fachada. Evidentemente, há excepções; tanto em antologias que, efectivamente, parecem ser feitas à revelia de questões pessoais (Ainda que seja impossível não haver alguma pessoalidade num trabalho desta natureza.) e são eficazes nos seus objectivos; quer em selecções que são assumidamente pessoais.




O primeiro caso parece-me ser o de "Poemas com Cinema", antologia lançada pela Assírio e Alvim em Novembro de 2010. Os antologiadores são Joana Matos Frias, Luís Miguel Queirós e Rosa Maria Martelo.


A ideia de uma antologia sobre a relação da poesia com o cinema não é propriamente inédita. Já em 1988 a Gota d´Água deu à estampa "O Bosque Sagrado- A Poesia no Cinema", organizada por Jorge Sousa Braga, António Ferreira e Álvaro Magalhães, que incluia poemas de autores portugueses e estrangeiros; como aliás é explicado no prefácio deste volume, "Antes do Filme".


No entanto, a edição de "Poemas com Cinema" parece-me, de alguma forma, mais rica no sentido em que, incluindo apenas autores portugueses, faz uma recolha mais intensiva da presença do cinema na nossa poesia, evitando assim ficar-se pelos casos mais evidentes, como acontecia um pouco com o livro da Gota d´Água.


Recolhem-se assim 92 poemas de 53 autores, que vão desde António Botto (n.1897) a Miguel-Manso (n.1979). Pelo caminho, ficam aqui poemas de grande parte dos autores mais relevantes nascidos entre estas datas (Excluindo alguns que, à partida, não terão escrito nada relcionado com cinema.); independendentemente de orientações ideológicas ou de questões geracionais, resultando, parece-me, numa selecção bastante abrangente, sem, no entanto, se tornar pouco selectiva.



De estranhar, para mim, é apenas o número escasso de poemas escolhidos de Ana Hatherly, de Al Berto e de Luís Miguel Nava.


No caso de Ana Hatherly, é-nos aqui mostrada a "Tisana 45" que é tudo menos uma má escolha mas, lembrando o livro da autora "Um Calculador de Improbabilidades" (2002, ed. Quimera), é estranha a não inclusão de um texto como "O Pastor em Imagens- Um Poema em Cinema", senão de outros em que a presença do cinema, não sendo tão declarada, é evidente também.


O caso de Al Berto, que conta com dois poemas, parece-me um caso de selecção excessiva, pois merceria mais alguns poemas, particularmente no capítulo entitulado "Filmagens" (Onde, mesmo assim, conta com um.).


Quanto a Luís Miguel Nava, encontramos aqui dois poemas de "Películas" a parece-me um pouco estranho que não encontremos nenhum fragmento de "A Inércia da Deserção", poema em prosa onde o cinema parece ser a linha orientadora. Entendo que esse poema apresentava algumas dificuldades de reprodução gráfica, mas isso seria contornável, penso eu.


No prefácio, os antologiadores explicam que "em lugar de privilegiar a quantidade (...) preferimos dar legibilidade às linhas que nos parecem mais estruturantes no diálogo da poesia portuguesa com o cinema." (pag.11). Esta é, sem dúvida, um boa opção mas, nos casos acima citados, parece-me que a inclusão de mais alguns textos teria sido uma boa aposta para precisamente explorar esse diálogo, particularmente no caso de Ana Hatherly.


O cinema português aparece-nos aqui abordado por Manuel de Freitas e Ana Paula Inácio (E, com muita boa vontade, Adília Lopes.) e, nesse aspecto, havia maneiras de incluir mais textos sobre cinema português, nomeadamente numa recolha tanto de livros da Cinemateca, onde encontramos dispersamente alguns poemas; como também através de outras antologias. À falta de outras que tenha mais à mão, a Asa editou em 2004 "Eunice", uma antologia de textos dedicados à actriz Eunice Muñoz. Teria sido uma boa ideia.


Além disso, é de sentir a falta de alguns outros poetas, dos quais me ocorrem, de momento, Isabel de Sá, especificamente o conjunto de poemas "Algumas Cenas" do livro "A Erosão de Sentimentos" (1997, ed. Caminho), poemas inspirados declaradamente em filmes; ou então de Eduarda Chiote, que utiliza o cinema como forma de escrita no livro "Travelling" (1983, ed. Oiro do Dia) e que é uma das autoras da antologia dedicada a Eunice Muñoz.


Um outro caso, este perturbante, é o de Regina Guimarães que, além das inúmeras referências ao cinema ao longo dos onze livros que publicou desde 1979, tem extensíssimo trabalho na área do cinema, quer na realização quer no argumento; estando assim colocada numa posição privilegiada neste "diálogo"; representando, portanto, uma falha imperdoável.


Outros exemplos poderiam ser os de Fernando Guimarães, algumas prosas poéticas de Maria Teresa Horta ou a proposta de Nuno Félix da Costa em "Cinematografias" (1998, ed. &etc).



Acima ficam os contras. O que esta antologia, mesmo assim, tem de muito bom, além da abrangência que assume; é também a atenção que dá aos textos dos poetas. Quero com isto dizer que esta antologia vai bastante além das referências declaradas; e tem a subtileza de encontrar textos "Onde o cima se insinua" (Título de uma das secções.), que se trata acima de tudo de encontrar uma "sensibilidade" em que a poesia se aproxima do cinema. Aqui encontramos alguns surpreendentes poemas de Carlos de Oliveira, de António Osório e de Rui Lage, onde se percebe bem como as características da sétima arte podem ser transpostas para a poesia.


Como consequência natural deste capítulo, surge-nos ainda o das "Filmagens", outra secção onde encontramos alguns textos inesperados.


Por assim dizer, as primeiras três secções, àparte as faltas acima indicadas e eventualmente outras, são realmente uma boa recolha de poemas que se referem especificamente a cinema; mas são as duas últimas secções que me parecem as mais interessantes da antologia e, consequentemente, as mais meritórias para os antologiadores.

Sem comentários: