sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

as nódoas

Nos últimos tempos, tenho voltado ocasionalmente à televisão. Gosto principalmente de séries, algumas (Por exemplo, já mal me lembrava de “Once and Again” a repetir na FoxLife, e até achei piada a “Valentine”.)
Mas uma vez ou outra, lá tropeço em coisas menos desagradáveis.
Este desabafo fala de duas delas.

A primeira é na televisão nacional: uma vez mais, a TVI revela o seu gostinho mórbido pela desgraça, e, às sextas feiras, Manuela Moura Guedes presenteia-nos com a desgradável presença de Vasco Pulido Valente no telejornal das oito.
Sou sincero, tenho algumas dificuldades em ouvir gajos que nunca fizeram a pontíssima de um corno mas que, por alguma razão têm sempre palco para vir criticar o que os outros fazem. A questão é que VPV teve a sua oportunidade de passar à prática as ideias da sua mui iluminada mente quando esteve na Assembleia, eleito pelo PSD, mas a verdade é que a sua passagem fez lembrar o Ribeiro, do Programa do Aleixo, que é um homem invisível. Só que o Ribeiro ainda tem alguma piada. O VPV soa apenas amargo. Há uma fronteira entre o niilismo e a estupidez, mas aparentemente, isto escapou tanto ao sujeiro como a quem lhe serve de microfone. Eu percebo que a TV precise das suas vozinhas fascistas… mas o que é demais, sempre ouvi dizer, é erro.
Por sorte, a Manuela Moura Guedes nunca se limitou a ser a jornalista que faz perguntas. Ela sempre teve um prazer sádico de discutir com os entrevistados (Como Miguel Sousa Tavares certamente corrobora.), e às vezes até se demonstra mais razoável que eles.
Houve um tempo em que, na última página do Público, lá passava os olhos pela crónica de VPV, mas depois, comecei a perceber que a escrita, ou melhor, o conteúdo, rimavam com o ar do cronista, e achei melhor parar, correndo o risco de ter uma crise de vómitos semanal.
Agora, só para ter a certeza de que a voz do apocalipse chega mesmo às massas, passaram-no para a televisão. Depois queixam-se que o país está como está. E pior, acham estranho que a nossa política regrida no sentido da ditadura… Pudera.
É por estas e por outras que, garantidamente, não assistirei ao jornal das oito na TVI.

A outra questão vai direitinha para as séries. Se disse que gosto de “Once and Again” (Que já é velhinho, tenho ideia que os meus pais viam…), também me deparo com algumas surpresas menos boas na FoxLife.
É o caso de uma série chamada “The Huntress”, em português, “As Caça-Recompensas”, que passa algures às duas ou três da manhã na FoxLife. É mais uma série pós-CSI, onde a investigação é o foco. Neste caso não é bem criminal, mas é quase.
Mas estão a ver aquelas séries que estão tão mal filmadas que, por mais que tenham alguns pontos positivos, ninguém repara? É isso tudo.
“The Huntress” é a história de duas caça-recompensas, mãe e filha, que prosseguem o trabalho do falecido patriarca, e caçam pessoal que tem dívidas. Até aqui tudo bem. O problema reside na predicabilidade e no toque amador que começa no argumento e termina na realização. Obviamente, a interpretação de Anette O´Toole fica perdida no meio disto tudo e, por sinal, também não é propriamente o melhor que esta actriz terá para oferecer.

Com estas e outras, qualquer dia divorcio-me de novo da televisão.

13 comentários:

Anónimo disse...

E hoje de manha a televisão estava interessante, why? POrque estava a dar o programa da Lucy !! E posso dizer que as perguntas sao extremamente difíceis. Ora aqui se seguem uns exemplos :

1. Quem é o Primeiro- Ministro de POrtugal??
a) José Mourinho
b) Herman José
c) José Sócrates

2. O que é comestível?
a) uma mesa
b) uma cadeira
c) uma banana

Acho que os meninos tiveram muitaaaa dificuldade em responder às perguntas...

Ah, lembrei-me de outra:

3. Quantos metros tem 1km?
a) 5000 m
b) 10000 m
c) 1000 m

Boa !! Será que a Lucy sabia as respostas? Ou teve de ir confirmar aos cartões?? Esta também seria uma boa pergunta para as criancinhas responderem... Deixo aqui a dúvida...

Supermassive Black-Hole disse...

Acho que a resposta à primeira é José Mourinho. À segunda é uma cadeira. À terceira é 5000 metros. À quarta não tenho dúvidas que a Lucy teve que consultar os cartões. É pena não poder pedir a ajuda do público.

Anónimo disse...

Pois, podemos sempre ligar para o programa para saber a resposta correcta... Ah, votem na Lucy para ir representar Portugal ao Festival da Canção, em Moscovo...

Lembras-te da Andreia ter mencionado que o programa da Lucy era um copy paste do Bué-ré-ré?? Porque tanto a Ana Malhoa como a Lucy estao quase nuas, a apresentar um programa para criancinhas.

Btw, eu gostava do Bué-ré-ré !!!! E ja vi a Malhoa ao vivo !

Supermassive Black-Hole disse...

Não me lembrava muito bem dela ter dito isso, mas agora que falas, lembrei-me.
É verdade isso da semelhança entre elas. Depois queixam-se que os miúdos crescem e estouram o ordenado todo nas putas... pudera...
Além disso, eu também já vi a Ana Malhoa ao vivo, contigo, no dia mundial da criança, há muitos anos atrás... teríamos um sete, oito anos. Nove no máximo

Supermassive Black-Hole disse...

e sabes...? aquela puta da Sofia disse-me uma vez que quando era pequena tinha ido ao Bue-re-re. O resultado tá à vista

Anónimo disse...

Eiii ja nao me lembrava !! Pois, o resultado está mesmo à vista, nao vai às putas, porque... u know...
Ela nao namorou ctg no segundo ano?? Ou namorou com o Fábio? Huuuum... E agora está toda feliz lá para terras de espanha (ou quase, lol).
E a Zeza que ontem perguntou se a sheep ainda continuava feia?? Qual foi a tua resposta?? Hum:
a)Nao
b) Nunca foi feia
c) Nunce deixará de ser feia

Qualquer duvida, nao peças a ajuda do publico, porque ja sabes que ela maipula as pessoas. é melhor pedires aquela ajuda que te dá direito a um telefonema. Liga-me, que eu sei a resposta ;)

Supermassive Black-Hole disse...

No TERCEIRO ano, ela namorou comigo e com o fábio.
´
Quanto à outra pergunta, newsflash: eu ainda estava sóbrio quando respondi que ela nunca deixará de ser feia....,.,

Anónimo disse...

Ela e a Sophie querem talvez atingir a maldade e a fineza da Wilhemina, mas estão longe disso.
Eu sei que estás a gostar, contra a tua vontade, da Ugly Betty, mas o Marc tem muita piada:

"The baby and Wilhemina are okay..."

"What about Cristina?"

"Well, Cristina is... Hum, I didn't ask" hahahah

No máximo serão Betties, mas mesmo assim parece-me que a mexicana vence àquelas ... u know ...

Supermassive Black-Hole disse...

O Marc é o meu ídolo...
A Sophie a a Sheep não são.

A verdade é que a Sheep dava para ser a Edie Britt de Donas de Casa Desesperadas. Eu acho que ela vai acabar por ser uma dona de casa, e desesperada ela já anda há que tempos... so... you know... puta.

Anónimo disse...

E qual será o fim da Sophie??? Neurótica como a Susan?? Ela queria era um jardineiro como o da Gabrielle, haha. Acho que vai acabar como a minha porteira, a limpar escadas mas sempre com classe... com óculos da Gucci e luvas amarelas na mão. Nao falará certamente das suas experiencias em BOSTON, mas falará da colecçao de namorados, lol.

Supermassive Black-Hole disse...

Ou então como a Naomi Campbell que depois de atirar com o telemóvel à empregada teve que fazer serviço comunitário e apareceu nas colunas sociais a limpar uma sanita com um vestido da Chanel... quase tão bom como a Wilhemina

Anónimo disse...

Ou melhor... para ser famosa chama os jornalistas para a filmarem a limpar a casa de lingerie, como aconteceu com a Amy Winehouse. Deve dar um exclusivo nao?? De lingerie sexy com a vassoura na mão... Agora tu que gostas de visualizar o que dizemos, visualiza lá este possivel cenário... Pretty good, don't u think ??

Supermassive Black-Hole disse...

Já estou é a visualizar a manchete da CARAS: "Condenada a limpar lojas de lingerie, Sofia decidiu envergar a causa e despir-se para nós.". A Maxmen também iria gostar.

Eu cá estou a gozar como um preto de cabo verde essa cena