Quem
olhar profundamente para dentro de si mesmo, trará de volta uma
canção que vai soar a qualquer coisa como rock.
Apesar
de votado a uma espécie de ignorância propositada por parte da ilustre elite dos auto-proclamados intelectuais, a um nível geral o rock
não é senão um dos herdeiros mais directos da música barroca. Na
sua estética repetitiva, exacerbada e do explosiva, a música
barroca tomava as emoções humanas e trabalhava sobre elas de uma
forma sufocante e carnal, erótica e violenta. Ao contrário da música romântica, exaltadora da beleza, a música barroca nem sempre é
bela, pode ser tortuosa e inusitada, chega nalguns casos a ser
aborrecida (por efeito de repetições e recomeços contínuos): mas
em tudo isto mantém uma extrema verosimilhança para com a
verdadeira natureza dos sentimentos e da vida. Como o rock, a música barroca é feita de vísceras e agonia.
A
influência da música barroca no metal está apesar de tudo
acertada: passa ao lado de muitos dos que ouvem, por efeito da forma
mais do que do conteúdo, mas está lá. Em muitos aspectos, se
resumirmos as características essenciais bandas de rock,
encontraremos muito da música barroca:
uma tensão pressentida entre o indivíduo e o mundo (que era
subreptícia na música barroca e é clara no rock), uma
sinceridade desarmante perante os sentimentos (que passava pela
música no século XVIII e que se estende muitas vezes à letra no
rock) e a busca declarada por aquilo que é dissonante,
estranho, perturbante. A sensibilidade barroca, como a do rock, é uma procura do extremo e do excesso, é uma expiação. A ideia de harmonia e regularidade que
caracterizava não só a música mas toda a Arte do primeiro
neoclássico foi abandonada pela emotividade efusiva dos compositores
barrocos. A estética do deslumbramento e da sedução que a
Contra-Reforma transmitiu às artes visuais e particularmente à
Arquitectura tiveram também reflexo na música. Tendo em conta os
valores antropocêntricos e racionais do Renascimento, a atitude barroca é paradoxal: conquanto articulada com o poder religioso,
representa uma ruptura cronológica, uma reacção às
características estruturantes do Renascimento.
Essa
insubmissão, essa busca do diferente e da individualidade, seria
retomada em força pelo Romântico em moldes diferentes, mais
preocupados com o que era belo e comovente (e deixando de lado a
agressividade e a aspereza que se faziam sentir nalgumas composições
barrocas). O rock sintentiza estas duas tendências de uma
mesma atitude. É romântico pela rebeldia, mas frenético como o Barroco.
Só
uma profunda incompreensão (ou, para dizer de uma forma mais clara:
uma atitude reacionária e um nadinha ignorante) mantém os ouvintes ''sérios'' e
''cultos'' longe do rock e das suas propostas.
Há,
para sermos breves, dois problemas essenciais quando falamos de como o
rock é apreciado. Um prende-se com a falta de um trabalho
crítico sério*:
conquanto isto garanta uma posição de certa forma marginal aos
músicos, também resulta numa profunda ignorância quanto ao género
ou à cultura. O outro é o da apreciação dos ouvintes, onde
convergem uma série de ideologias quanto à sociedade, aos sistemas
políticos e económicos e mesmo em relação à própria música e
ao cenário desconexo que parece ser o actual.
Ambos
os factores não deixam de parecer compreensíveis. A sinceridade e a
crueza que caracterizam o rock podem ser, até certo ponto,
incompatíveis com um estudo como o que
encontramos nas Ciências Humanas (e que contaminam de certa forma o
trabalho dos críticos culturais) pois não deixa de ser uma cultura
que só pode ser conhecida de dentro e que não pode ser
sujeita a determinadas metodologias, sob risco de se perder a ligação
com a realidade. Por outro lado, o rock traça a nossa ligação
com aquilo que de menos ''civilizado'' temos em nós. O rock,
com as suas guitarras eléctricas, com as suas vozes gritadas e a sua
sonoridade agressiva (mesmo que melancólica), com a sua
expressão descarnada e a sua paixão pelo ruidoso apresenta
algo que é diametralmente oposto ao que entendemos como pop.
Onde o pop é um glamour e um imaginário sedutor e
leve (mesmo nos seus momentos tristes), o rock apresenta-se
como uma espécie de glamour decadente, de energia invertida.
Onde o pop valoriza a celebração, o rock apresenta a
depressão e a violência. Onde o pop marca a luta do
indivíduo pela sua afirmação, o rock lamenta a
impossibilidade dessa afirmação. Onde o pop é cântico de
vitória, o rock é uma elegia da derrota**.
Ora, se sabemos que o pop é, por definição, aquele que move
milhões de ouvintes, será porque, à partida, esse modelo soa mais
aceitável à maioria. Posto isto, não é de todo incompreensível
que, quando uma banda vende mais, se torna ''comercial'', os ouvintes
originais se sintam defraudados: os músicos que admiravam parecem
defender posteriormente valores incompatíveis com os iniciais.
É
frequente que os ouvintes de rock se prendam aos grandes
clássicos. Esta é uma postura que devemos, no entanto, evitar. O
olhar profundo para o interior das coisas não deixa de pressupor uma
relação com tempo. Muitas das angústias pessoais que sentimos
nascem de uma cisão com aquilo que nos rodeia e que vai mudando de
acordo com o tempo em que estamos. Pode ser verdade que nunca mais se
fará um álbum como 'Ten' dos Pearl Jam. Mas também já não
estamos em 1991. E ainda que muitas das pesquisas estruturais
permaneçam as mesmas, é preciso saber continuar.
Aqui ficam alguns (breves) comentários sobre algumas bandas recentes, as seguintes:
Parte 2 (aqui)
The Chant (Finlândia)
Steak Number Eight (Bélgica)
Last Leaf Down (Suíça)
Parte 3 (aqui)
The Black Box Revelation (Bélgica)
Ash is a Robot (Portugal)
Parte 4 (aqui)
Aqui ficam alguns (breves) comentários sobre algumas bandas recentes, as seguintes:
Parte 2 (aqui)
The Chant (Finlândia)
Steak Number Eight (Bélgica)
Last Leaf Down (Suíça)
Parte 3 (aqui)
The Black Box Revelation (Bélgica)
Ash is a Robot (Portugal)
Parte 4 (aqui)
___________________________________
*Refiro-me a trabalho crítico
académico, ou mesmo a uma crítica mais ampla levada a cabo em
trâmites diferentes dos das revistas especializadas. Basta pensar
que nenhum crítico cultural de peso se debruçou com seriedade e
profundidade sobre o rock. O exemplo de Susan Sontag é
ilustrativo disto mesmo: a crítica que tornou possível falar de
cultura popular a par com cultura erudita podia ir a um concerto dos
Pearl Jam, mas não sentiria necessidade de escrever sobre eles (vd. https://www.youtube.com/watch?v=7GRx3KgKauY). Camille Paglia incluiu no seu ''Sex, art
and american culture'' (1991) um artigo sobre o rock como
arte, sério e interessante, mas que peca por ser breve.
** Assinale-se, para ambos os casos, que
existem excepções. O pop de Lana Del Rey é dificilmente uma
celebração e o rock de algumas bandas mais adolescentes
(rock ainda assim) como os Guano Apes ou os Korn
não passa necessariamente por um aprofundamento do que é triste ou
depressivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário