domingo, 7 de outubro de 2012

Dra. Hildegard

Talvez um dia possamos viver num mundo em que a cultura flua mais livre do que agora e em que o conhecimento seja uma prioridade para toda a gente, que o procurará incansávelmente. Claro que esse dia não é para agora, nem eu creio que durante o meu tempo de vida, que não estimo que vá para além da média, consiga ver chegar esse dia. Assim sendo, para os poucos interessados em conhecer, no sentido mais amplo do termo, há muitas contingências que, não raro, se tornam difíceis de contornar. E não nos podemos queixar muito. A internet, com tudo o que de mau trouxe (Ironia grande, esta de eu me queixar da internet.), trouxe, verdade se diga, uma grande facilidade. A música circula livremente, e mesmo os livros, circulam mais livremente, pois aquele que os procura, pode ter acesso a uma lista mais alargada das obras que procura e, não podendo, muitas vezes, por causa da língua, ter acesso aos textos originais, poderá ao menos encontrar uma ou outra tradução que lhe permita aceder ao que procura.
 
Esta introdução serve apenas para referir uma iniciativa que realmente é louvável. Os textos místicos e/ou de teologia interessam-me apenas enquanto textos. Desde criança que sou completamente esvaziado de fé, como tal, ler S. João da Cruz ou Santa Teresa de Ávila ou Santo Agostinho é, para mim, mais uma experiência literária. Nesse campo, deveria ser indiferente para mim que, hoje, dia 7 de Outubro, Bento XVI eleve ao estatuto de Doutora da Igreja a alemã Hildegard Von Bingen.
Hildegard nasceu em Bingen no final do século XI e faleceu em 1179. Esta freira beneditina legou-nos uma obra impressionante, que passa pela poesia, pela prosa, pela filosofia, pela composição musical, pela botânica e até pela criação de um alfabeto. Apesar duma obra desta amplitude, Hildegard tem sofrido, até agora, de uma indiferença que recaiu sobre outros nomes da mística, como Jan van Ruysbroek ou Hadewijch de Antuérpia, que escreveram igualmente obras importantes e extensas, mas que ficaram votados a um esquecimento que não se compreende bem. O facto de ser mulher também terá contribuído para isto. Na lista de Doutores da Igreja encontrávamos, até agora, trinta homens e três mulheres, sendo elas Catarina de Siena, Teresa de Ávila e Therese de Lisieux. A partir de hoje, temos 31 homens (Sendo somado João de Ávila.) e 4 mulheres.
O facto de Hildegard von Bingen ser elevada a Doutora da Igreja, em si, não me diz nada. Sou ateu e as religiões organizadas causam-me uma impressão e uma desconfiança difíceis de ultrapassar. Mas, evidentemente, este estatuto terá consequências: uma delas será, provavelmente, uma maior divulgação da obra, incluindo traduções das obras escritas de Hildegard, que, até hoje, são completamente desconhecidas em português.
E para que, finalmente, possamos apreciar a beleza dos seus textos, eu diria que é de louvar a elevação de Hildegard.
 

Sem comentários: