sábado, 26 de janeiro de 2008

Sia: Some People Have Real Problems

Á TERCEIRA É DE VEZ


Beck e Zero7 trouxeram Sia Furler ao mundo da música. Em “You´re The One I Want” ela junta a sua voz á de Beck, no ano de 2001, na sequência de “Simple Things” dos Zero7, em que ela dá voz a “Distractions” e “Destiny”. Em 2002, surge o primeiro registo em nome próprio. “Healing Is Difficult” era um álbum insatisfatório. A voz de Sia era a mesma de sempre, e sempre excelente. As letras eram no geral, boas, tanto eram reflexos crus e duros de experiências tristes, sendo o expoente máximo o namorado que lhe morrera há algum tempo, mas as músicas descambavam para uma desagradável pop pastilha elástica, infectadas com lembranças dos primeiros álbuns de Britney Spears ou Christina Aguilera. “Blow It All Away” ou “Drink To Get Drunk” conseguiam escapar, mas sem serem canções assinaláveis. Depois de ter passado pelo segundo álbum dos Zero7, voltou aos álbuns com “Colour The Small One”. E este sim, era um álbum bom. Não irrepreensível, mas bom e definitivamente melhor que o primeiro. Havia mais suavidade e mais complexidade, e uma densidade inacreditável. Beck escreve com Sia “The Bully”, Allan Ball escolhe “Breathe Me” para encerrar o último episódio da sua série “Sete Palmos de Terra”. Pode não ter esgotado edições nem ter levado Sia aos quatro cantos de um mundo que tivesse a seus pés, mas era um álbum a fazer justiça ás qualidades que lhe confiavam. Após um despercebido e curto registo ao vivo, “Lady Croissant”, surge o novo álbum de originais.



Some People Have Real Problems” sera, ao que parece, uma decisão definitiva de qual o rumo a tomar. E é, desde já, a escolha acertada. Todos, incluindo Sia, percebemos que a pop dançável não é para ela. A pop melancólica, complexa e densa que inicia em “Colour The Small One”, no entanto, já é uma área em que se pode mover á vontade, e com distinção. E assim prossegue, naquele que é o terceiro álbum de originais.
Começa com uma das melhores canções do álbum, senão mesmo a melhor: “Little Black Sandals”. O esquema instrumental é simples e sem pretensões, é uma das músicas mais melódicas, e o facto de ser também uma das mais emotivas não prejudica.
Outras canções de referência serão “Lentil”, que já se dera a conhecer em “Lady Croissant”, com a sua sonoridade valseante, e os arranjos simplórios mas coesos, que ora acompanham ora guiam a voz de Sia. Parece, principalmente no final, o protótipo de uma boa canção pop. Se Christina Aguilera ou Rhianna não estivessem tão preocupadas com as vendas, talvez soassem assim.
“The Girl You Lost To Cocaine” é a composição mais agressiva, mas ao mesmo tempo a mais feminina, a lembrar os tempos de “Whatever” de Aimee Mann, ou o “Under Rug Swept” de Alanis Morissette.
“Beautiful Calm Driving”, apesar de soar por vezes a uma versão menos trágica de “Breathe Me”, vale pelo vale, e é uma canção simplesmente bela, com tudo no seu lugar: da colocação da voz, á sintonia da letra com a música, aos arranjos.
“Day Too Soon”, tal como “Lentil”, parece ser um exemplo de como devia soar a pop, e, apesar de por vezes parecer exageradamente sentimental, resulta bem.
Encontrado o bom caminho, esperemos pelo quarto álbum de Sia. Quanto ao terceiro, tem força para igualar o segundo, apesar de não ter genica para o ultrapassar.
Gostaria só de realçar o facto de nenhum dos álbuns de Sia estar publicado em Portugal. Começa a ser irónico como é que todo o lixo que a pop tem é publicado worldwide e o pouco que a pop tem de bom, fica-se pelo seu país de origem… Muito bonito.

Veredicto: 17/20

Sem comentários: